O Museu de História e Ciências Naturais é reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus e certificado como Ponto de Memória, conforme os critérios estabelecidos pela Portaria Ibram nº 579 de 29 de julho de 2021.
Este certificado comprova que a entidade cultural apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.
O Museu recebeu o prêmio Pontos de Memória 2014, a partir do edital nº 04/2015 do Instituto Brasileiro de Museus. Com os recursos, foram adquiridos equipamentos para a preservação de memórias históricas. O foco de pesquisa do museu é a história da Zona da Mata Mineira. Seus primeiros trabalhos incluem:
Memórias afetivas do cineasta e pai do cinema brasileiro Humberto Mauro
Elke Maravilha uma mineira de coração
Futebol Memórias – Além Paraíba
Locomotiva a vapor 51
O Homem do Apito – Walter Portilho
Nos últimos 3 anos (2022/2023/2024) o museu está em fase de coleta diversas memórias históricas para a elaboração de futuros trabalhos, principalmente com recursos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Além Paraíba. Durante a pandemia de COVID 19, com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, foi lançada uma obra física e virtual reunindo 18 memórias históricas da cidade de Além Paraíba.
Clique aqui para acessar a obra
A última grande intervenção o projeto ocorreu durante a pandemia, com recursos da Lei Aldir Blanc resultando na adequação de um espaço dentro do museu com isolamento acústico, onde foi montado um pequeno estúdio de gravação. Em 2021, com recursos de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Christiano Silveira ocorreu a modernização dos equipamentos do estúdio para gravação e coleta de memórias.